terça-feira, 10 de abril de 2012

Embutilhagem em Bruxelas

Quarto dia sem transportes públicos. Ainda assim, o primeiro dia de trabalho oficial, que foi o que valeu à cidade. Apenas um dia de grande confusão, em vez de quatro.


Enquanto caminhava até ao trabalho esta manhã, lembro-me de pensar "Esta cidade é mesmo esquisita..." Isto porque apesar de saber que os transportes públicos estavam suspensos e que hoje era dia de trabalho normal para os bruxelenses em geral, a cidade estava deserta! Estava à espera de mais pessoas a andar pelas ruas ou a deslocarem-se de bicicleta, muito carro na estrada, filas e confusão de tráfego.

Nada. As duas escolas por onde passo permanecem fechadas, o caminho que faço tem portanto uns menos 90% de gente. Mas e ninguém trabalha? Não seria de esperar mais confusão à hora de ponta, em vez de esta cidade-a-meio-gás-digna-da-semana-passada? Cheguei a pensar que por causa da suspensão dos transportes a maior parte das pessoas tivesse apenas encolhido os ombros e tirado este dia de folga para se poupar à chatice (afinal nem toda a gente tem um carro ou vive a uma distância razoável do emprego para poder ir a pé).

Mas isto foi antes de ter experienciado a hora de ponta ao fim da tarde. Aí sim, a confusão nas estradas foi bem visível. A somar a isto o dia de chuva sem parar, parece que houve mesmo um grande aumento no número de acidentes na cidade.

Ao que parece, os sindicatos resolveram re-abrir a rede de transportes amanhã de manhã. Um alívio de certo para muita gente e uma cidade que volta a funcionar em pleno novamente. Pela parte que me toca, só digo isto: abençoado o dia em que tomei esta resolução.



S.  

2 comentários:

  1. Excelente resolução. Não estivesse eu a 25 km do trabalho e logo dizia... :))

    ResponderEliminar
  2. São só vantagens realmente - o passe que não se compra, a saúde que melhora, as pernas rijas, a rapidez - mas eu não experimentei o inverno de cá. Se calhar aí o caso mudava de figura...

    ResponderEliminar