domingo, 2 de dezembro de 2012

O chá queimado

Há uns tempos, descobri por acaso um chá que se tornou um dos meus favoritos. Precisava de trocos e tinha um supermercado ao pé; o que é que me lembrei de comprar? Chá, óbvio. Na dúvida, vai-se sempre para o chá.

Agarrei num da Twinings quase ao calhas e trouxe-o para casa.




A Twinings tem um indicador que só há pouco tempo aprendi a usar. São aquelas folhinhas na parte inferior da caixa, e que indicam quão forte é o sabor daquele chá. Não é tão bom indicador quanto a possibilidade de cheirar o chá, já que dois chás com "full flavour strength" podem não ter nada que ver um com o outro. Mas dá para ter uma ideia do quão característico será o sabor e o tempo que se pode deixar a saqueta na chávena. O leite, por exemplo, só deve ser utilizado nos chás com sabor forte, uma vez que aos outros deixa-os praticamente sem sabor. Aprendi isso à minha custa.

Este chá tem um sabor muito característico, de facto. À primeira vista, a descrição assusta, já que diz que é feito de folhas (normal) e madeira fumada. E as saquetas cheiram a queimado. Por ter este sabor tão, er..., especial, não pode mesmo ficar muito tempo a infundir.

É... viciante. Depressa fiquei fã deste chá e o sabor a madeira fumada é-me reconfortante e saboroso mesmo. E agora com o viciante e o fumado não consigo evitar fazer comparações com o tabaco. Ou com o salmão fumado.

De qualquer forma, é bom. Se alguém procurar um chá diferente e a modos que exótico, recomendo o Lapsang. E eu não fumo.



S.

1 comentário:

  1. Acabei agora mesmo de beber chá, por acaso também Twinings mas o English Breakfast Tea.

    http://www.merceariaoferreira.com/mercearia/chas-twinings-of-london/english-breakfast-tea-twinings-of-london

    Não sei se a variedade que indicou é comercializada cá em Portugal mas fiquei curioso e vou estar atento, embora também não fume... deixei de fumar em 1-1-2006 (decisão de Ano Novo que resultou :P)

    ResponderEliminar