sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Somos mesmo uma nação de emigras

Há duas semanas enviei e-mail ao consulado português em Manchester para alterar moradas para poder votar nas legislativas portuguesas e começar a pensar em renovar cartões de cidadão que expiram para o ano. Enviaram-me e-mail há uns dias a dizer que temos marcação para... 11 de março de 2015. A próxima data livre.

Estamos todos cá fora, está visto.

(Faço ideia da espera no consulado português em Londres, o principal.)



S.

5 comentários:

  1. Eu trato dessas coisas sempre em Portugal. É mais rápido.

    ResponderEliminar
  2. Calha nós não termos pressa, senão não sei como seria. Teríamos que pagar um balúrdio para pedir documentos com urgência.

    Como uma das intenções é mudar a morada do cartão do cidadão, acho que tem que ser feito no país de residência, ou não? Pelo menos sempre foi assim que fiz...

    ResponderEliminar
  3. A morada podes mudar online, basta instalar o software e ter um leitor de cartões. Para renovar o CC, como enviam uma carta com o pin para a morada, que é necessária para levantar o cartão, se não for no país de residência é complicado.

    ResponderEliminar
  4. Boa sorte. Tratei de tudo direitinho no consulado em Newark e, como eleitora, nunca cheguei a sair da minha Junta de Freguesia em Lisboa.

    ResponderEliminar
  5. Ana, pois é essa a minha ideia, que tem que ser tratado no país de residência. Mas se der para tratar online... Era uma maravilha. Eu tenho esse software e o leitor de cartões, cheguei a confirmar os códigos online quando mudei de morada na Bélgica. Mas pensei que se tivesse que requer primeiro na embaixada a mudança de morada, só depois a confirmação é que pudesse ser feita online. Mas é uma coisa a ver porque tenho a impressão que dá para pedir renovação do CC pela net. Pouparia uma viagem a Manchester.

    gralha, eu neste momento estou inscrita como eleitora em Bruxelas, por causa das europeias deste ano. Tenho que mudar muito em breve para Manchester porque quero poder votar nas legislativas do próximo ano. Por causa da mudança de casa entre Londres e Portugal não fui a tempo de mudar de residência e não pude votar para o Presidente da última vez. Ainda é um peso que tenho na consciência, sobretudo porque o Cavaco foi reeleito...

    ResponderEliminar