segunda-feira, 12 de junho de 2017

Complexo de inferioridade

Um dia hei-de fazer um estudo sobre a forma como os media portugueses equacionam sucesso de ideias portuguesas com a atenção que países estrangeiros lhes devotam.

(Nunca vi país com tanta necessidade de validação externa como Portugal, irra. Deve ser por isso que vibramos tanto com vitórias em Euros, sejam de futebol sejam de canções.) 



S.

6 comentários:

  1. Hahaha SO TRUE

    A minha notícia preferida, neste âmbito, digna de abertura de telejornal: "Cão de Obama é 'cão de água português'".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. *suspiro* esse foi um momento de orgulho nacional, sem dúvida. A notícia que me despoletou este post foi uma em que falava de um método novo de educação (uma escola que não tinha turmas nem testes) e cujo título era qualquer coisa como "Novo método educacional português copiado por uma escola inglesa". Nada sobre os méritos ou desméritos do mesmo, simplesmente apareceu no radar da imprensa porque foi adotado no estrangeiro, logo, deve ser bom. Mas isto num padrão de notícias que tenho vindo a reparar há anos.

      Eliminar
  2. Ou quando ficam muito preocupados com a sujidade das ruas / demora de obras de alguma coisa / etc, por causa daquilo que os estrangeiros vão achar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso também. Caramba, e para quem mora? As cidades portuguesas não são só recreios para turistas, também lá mora gente.

      Eliminar
    2. Sim! É o que eu digo, é mau para quem lá mora, não para quem visita. No outro dia alguém comentava que os holandeses são como os portugueses, falam bem inglês e adaptam-se bem a outras línguas e concluía que é uma adaptação típica de países pequenos. Será?

      Eliminar
  3. "Nunca vi país com tanta necessidade de validação externa como Portugal, irra. Deve ser por isso que vibramos tanto com vitórias em Euros, sejam de futebol sejam de canções."

    Podia ter sido eu a escrever isto.
    É muito verdade.

    ResponderEliminar