sábado, 28 de agosto de 2010

Entretanto... The White Queen

Uma vez que a vida do casal luso em Londres ainda não começou (15 de setembro, quando chegas?...) há que arrancar este blog com qualquer outra coisa. E essa outra coisa é nada menos do que a minha última leitura:



Este delicioso livro é da mesma autora de The Other Boleyn Girl, muito famoso graças ao filme com o mesmo nome e, a julgar por este mais recente, por mérito próprio também.

É um livro que tem tudo para ser uma recompensadora leitura para todos aqueles que, tal como eu, adoram romances históricos: passado noutra época e lugar, com batalhas, intrigas, estratégia e complôs e, claro, algum romance à mistura. E o melhor de tudo é que a História não é mero pano de fundo ou pretexto para um romance lamechas com um final invariavelmente feliz (sim, Juliet Marillier, esta foi para ti!). Nesta história extremamente bem pesquisada (tem bibliografia no final!) as personagens são todas verdadeiras, a história é toda ela constituída por acontecimentos retratados pela História, e o papel da autora limita-se a ser o de trazer as personagens de volta à vida e interpretar as suas motivações de acordo com os acontecimentos retratados, para fazer o enredo rolar suavemente.

Toda a história é contada na voz da personagem principal, a rainha Elizabeth Woodville (mais uma razão para adorar este livro, História na perspectiva de uma mulher), uma mulher excepcional pela sua ambição e "garra" e por ter sido das pouquíssimas rainhas inglesas de origem popular, uma mera commoner. O contexto histórico é a Guerra das Rosas, que opôs as famílias York e Lancaster em dispusta pelo trono inglês. O evento histórico (ou a ausência dele, melhor dizendo) à volta do qual gira a história deste livro, especialmente a 2ª parte, é o desaparecimento dos Príncipes na Torre (de Londres), mistério que ainda hoje confunde os historiadores.

Nota reconfortante: este é apenas o primeiro livro de uma saga sobre a Guerra das Rosas sob a perspectiva de mulheres poderosas envolvidas (o próximo é sobre a mãe de Henry VII - The Red Queen).

Portanto, ladies, especialmente vocês que adoram histórias sobre mulheres de outras épocas com ambição e coragem, mulheres que não pararam até (re)conquistar o que reconheciam ser seu por direito (neste caso o trono de Inglaterra mas, hey, todas nós nos conseguimos relacionar com a luta de uma mulher, seja ela qual for =D) ou apenas aquelas que gostam de uma boa história e de História, por favor, deliciem-se! ;)


S.

Sem comentários:

Enviar um comentário