quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Ter tv na sala, cozinha, sala de jantar, escritório, quarto e casa de banho não é para todos

Só para quem vive num estúdio.

A melhor coisa de viver num estúdio é a disponibilidade de tudo em qualquer parte da casa. Posso estar a fazer o almoço e a conferir o mail nos intervalinhos. Ou ver tv enquanto me estou a vestir no "quarto". Posso estar a lavar a loiça enquanto converso com o D. que está no sofá e vejo televisão ao mesmo tempo. É óptimo. Altamente vantajoso para quem como eu tem a mania de estar sempre a fazer várias coisas ao mesmo tempo. "Ah, o comer está a fazer vou metendo a roupa a lavar enquanto meto Daily Show no computador." Quando estou em casa é extremamente difícil para mim concentrar-me numa única tarefa. Acho que é próprio do meu género, o tão famoso multi-tasking.

E para limpar a casa? Demoro cerca de uma hora. Não preciso de balde para lavar o chão; basta encher o lava-loiça e molhar o pano de vez em quando, enquanto limpo o chão contínuo da minha cozinha/sala/sala de jantar/quarto/entrada. A casa de banho é a única divisão à parte, mas o lava-loiça continua a poder servir de balde (6 passos separam o meu lava-loiça da cozinha. Eu sei, já contei).

Hoje o D. introduziu mais uma divisão na casa: o escritório. "Ah, e quando estás ali no escritório toda curvada..." Largos risos foram a consequência desta observação. A minha secretária, onde passo boa parte dos dias, é pequena mas realmente dá um ar de escritório: livros em cima dela, num momento em que estou embrenhada em 3 essays finais, não faltam. Um calendário gigante adorna a parede em frente. Por baixo da secretária não faltam impressora, telefone, router e papel com fartura. Um mini-escritório é uma boa definição para aquele espaço :).

Tenho de confessar que o meu entusiasmo por casas grandes com enormes roupeiros do Ikea se desvaneceu bastante desde que vivo aqui. Uma casa grande traz chatice. É grande demais para ser limpa numa hora, grande demais para aquecer no inverno, grande demais para uma família se sentir junta. Mas o mais importante: não há casas grandes em Londres. Ok, melhor dizendo: não existem casa grandes para quem não seja milionário em Londres. E eu quero estar em Londres. Quero viver onde posso encontrar tudo, em vários sítios, em várias diversidades e quantidades. Quero muitas pessoas na rua. Quero saber que tudo o que me apetecer fazer está a uma viagem de metro de distância. Tudo o que quiser comprar está a uns passos de casa (literalmente. Abençoada High Street). Esta é uma das grandes diferenças que eu sinto: o espaço que eu considero meu abarca tudo o que eu possa imaginar e querer. Não troco isso por uma casa grande, nem que tenha roupeiros do Ikea :).

Quem sabe se um dia irei mudar de ideias; afinal ainda há uns meses uma das minhas maiores aspirações no futuro próximo era construir uma casa idealizada por mim. Talvez com os anos e com uma família maior os pensamentos e desejos sejam outros. As necessidades mudam com os anos, isso é algo indiscutível. Por agora, e num futuro próximo, a minha escolha é Londres. Sem hesitar.







S.

2 comentários:

  1. uma casa k se pode dizer nao 2 em 1,mas 1000 em 1

    ResponderEliminar
  2. lool exacto. A televisão é o mais fixe porque quando queremos estar na cama a ver é só virá-la pa direita um bocadinho hehe

    ResponderEliminar