sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Media, é assim mesmo #6

Não sei como vivi sem Family Guy tantos anos da minha vida. Desenhos animados cheios de nonsense e uma sátira tão poderosa que às vezes interrogo-me como é que o MacFarlane escapa com aquilo.



E por falar em Seth MacFarlane: fazer a voz de três das cinco personagens principais, mais inúmeras outras recorrentes, além de ser o criador daquilo tudo? No que me diz respeito, está perdoado pelo fiasco dos Óscares de 2013.

O Family Guy já deve ter sido processado por mais pessoas do que eles próprios conseguem contar. Ninguém nem nenhum grupo escapa à sátira do programa. O criador diz que ainda assim eles conseguem fazer e dizer tanta coisa porque é através de um desenho animado. Eu nunca senti que pisassem o risco mas isto sou eu que adoro humor negro de pessoas como o Gervais e o Frankie Boyle. E depois há aquela coisa de se fazerem as piadas tão negras, ou tão obscenas, que acabam por dar a volta e se tornar é sobre quem as diz, não tanto sobre o grupo atacado. Daí que as piadas que eles já fizeram relacionadas com feminismo estão entre as minhas favoritas e que quase me fizeram engasgar de riso (o Family Guy, sendo uma série com um passo muito apressado, em que muita coisa acontece e é dita em pouco tempo, faz com que risos histéricos do nada sejam frequentes. Não há preparação para os gags, e são uns atrás dos outros, impossível não rir como loucos). 

Ficam aqui umas das que apanhei a tempo para me lembrar de que episódio e série eram e conseguir reproduzir aqui:

Aquela vez em que o Peter é processado por assédio sexual no trabalho:




E depois quando ele foi a um retiro com mulheres e ficou tão embuído de ideais feministas que foi dizer isto:



Mas escolheu o local menos apropriado para o fazer (reunião de afro-americanos) :D :





E aquela vez em que a Lois e uma feminista trocaram galhardetes (muito pertinente para o post sobre as escolhas e o feminismo):








E a minha favorita (nesta engasguei-me mesmo):





Tenho um novo projeto de vida que é ver todos os episódios de Family Guy e alencar todas as piadas que eles fazem que se podem relacionar diretamente com feminismo. Estas todas são só de dois episódios. Considerando que já existem 13 temporadas de mais de 20 episódios cada uma, tenho bom trabalhinho pela frente.




S.

3 comentários:

  1. nah, prefiro south park!

    e o último:
    http://beta.southparkstudios.com/full-episodes/s17e10-the-hobbit

    então, é na mouche do que se fala. e absolutamente hilariante.

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto muito do passo do Family Guy e do facto daquilo ter muitos flashbacks e ilustrações literais do que eles dizem. É daí que muitas vezes vem o nonsense.

    ResponderEliminar
  3. És tu com o Family Guy e eu com o South Park! Está na minha vida há tantos anos e adoro!

    ResponderEliminar