quinta-feira, 14 de maio de 2015

Um minuto de silêncio...

... pelas pessoas que, seis anos depois, ainda acham que o novo AO as vai obrigar a escrever fato, em vez de facto, e cagado, em vez de cágado.

Em querendo enxovalhar, enxovalhem com conhecimento de causa.




S.

P.S. Lamento rebentar a bolha de quem se acha muito rebelde por estar contra o novo AO porque, 'ah e tal, não é o Sócrates e afins que mandam na língua': andam a escrever sob as regras de um outro AO, o de 1990. A língua evolui naturalmente, sim senhora, mas em determinadas alturas é preciso fixar as regras oficiais de gramática e ortografia, senão cada um escrevia como lhe apetecia, numa lógica de 'isto não é um erro, o meu português é que evoluiu mais rápido do que o teu'.

Update: como muito bem apontou a Ceridwen, o acordo ortográfico que ditou a ortografia da língua portuguesa até ontem foi a Convenção Luso-Brasileira de 1945. O AO de 1990 (!) é o que entra definitivamente em vigor hoje. Mais pormenores aqui, na abertura de 14/05/2015.

2 comentários:

  1. D.S. há um equívoco no teu texto. O AO que entra em vigor agora é o de 1990. Vê no Ciberduvidas: http://www.ciberduvidas.com/ (está na abertura de hoje)
    é incrível o tempo que demoramos (enquanto país) a implementar as coisas que acordamos.

    ResponderEliminar
  2. Certo, então isto definitivamente não é coisa do Sócrates.

    Estávamos então regidos pelo acordo de 1945. Vou alterar, obrigada pela correção!

    ResponderEliminar