quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Comida, enfeites e cartões do cidadão

Este ano decidi empenhar-me a fundo na preparação do nosso Natal. Vai ser a primeira vez que o vou passar fora de casa e longe da família, mas por outro lado, vai ser a primeira vez que o vou passar com o D. (pelo menos a véspera). E pela primeira vez tenho uma cozinha minha para preparar comidas e doces natalícios e uma casa para enfeitar :).

Este Natal e todas as coisas que o envolvem têm estado na minha cabeça desde pelo menos o início de Dezembro. Se bem que tenho a confessar que o espírito natalício só o apanhei verdadeiramente na 6a feira, quando fomos ao consulado português. A experiência em si não foi agradável... Algo que eu já suspeitava que iria acontecer. Ora, isto pode ser por uma de duas razões: primeira vez desde que aqui estou que entro em contacto com um bocado de 'Portugal' e todo o seu aparelho burocrático que deixa muito a desejar, ou por ter tido que conviver com burocracia no geral. Sim, perder um cartão de cidadão no estrangeiro, documento fundamental de movimento para fora (e para dentro) do país, não é uma experiência agradável. Ora, perdendo-o e voltando a encontrá-lo, só porque Londres tem um sistema de perdidos e achados nos transportes tão eficiente e a pessoa que encontrou a carteira onde estava o dito documento foi tão honesta ao ponto de entregá-la com dinheiro lá dentro (SIM, devolveram-me a carteira com dinheiro...), mas não podendo utilizá-lo porque entretanto foi cancelado, é frustrante.

Enfim. Lá fomos nós fazer o cartão do cidadão ao consulado português. Não sem antes termos de voltar à rua procurar um sítio para tirar fotos passe e comprar um envelope e selo para meter a minha morada (??) para me poder inscrever no consulado também. Burocracias. Adiante.

Como o D. não teve de trabalhar o resto do dia, resolvemos passear um bocado pela Oxford Street, já que é uma das zonas mais bonitas (e finas) da cidade. Lojas e lojas a tocar música natalícia, com enfeites a condizer, pessoas na rua, eu e o marido mais um hot chocolate a aquecer as mãos, foi uma manhã muito bem passada. Qual não foi a minha alegria quando saímos de uma loja e começa a nevar profusamente! Foi o culminar de uma manhã muito natalícia! Difícil teria sido eu não entrar no espírito.

 

De maneiras que tenho andado esta semana atarantada com os preparativos que incluíram mais enfeites para tornar a casa mais natalícia, compras para o jantar e almoço de Natal, comida com fartura para a próxima semana em que vou receber os primos, envio de postais natalícios para Portugal, e claro, uma prenda para o marido.




Ontem, para entrar no espírito, resolvi cozinhar algo mais elaborado. Empadão. Ou, como se diz cá, Sheperd's Pie, a tarte do pastor. Acho que foi a refeição mais elaborada que já fiz, o que, tenho a noção, não é dizer muito. Mas ficou com bom aspecto:



Já o sabor, er... Comia-se, mas não ficou aquela coisa. Estava demasiado doce, o que uma pitada a mais de sal resolveria e também pedacinhos de chouriço, que faz parte mas não meti. Para primeira tentativa não esteve mal. :)

Mas é para amanhã que estou mais ansiosa. Resolvi fazer um mix de tradições portuguesas e britânicas; não posso desperdiçar o facto de passar o Natal em Londres e não fazer nenhuma iguaria britânica. Eggnog é um must. Fui ao Starbucks ontem para provar o seu famoso Eggnog Latte, estava esgotado. ESGOTADO. Não era naquele dia, nem naquela loja, É para o resto da época natalícia e em todas as lojas Starbucks. Como é possível terem deixado isso acontecer? 'Ah, mas quer experimentar aqui este Latte-não-sei-quê de canela que temos...?' É claro que não quero o Latte-não-sei-quê, quero o Eggnog, porque é Natal e no Natal bebe-se Eggnog, senhor empregado do Starbucks! Fui-me embora com mais £3 na carteira mas sem ter provado ainda Eggnog. Está no topo da minha lista de receitas para amanhã. Rabanadas, bacalhau com couves, Yorkshire Pudding, gelatina com leite condensado (random, I know) e perú estão também na lista. Mince pies eram para estar, mas pareceu-me demasiado nojento para valer a pena... O que parecem pastéis de nata com recheio de uvas esmagadas mais licor pareceu-me suspeito. Ah, e crackers, claro está. Uma lista de fotos e comentários de como tudo saiu será provavelmente o próximo post no blog. :) Até lá, tenham uma boa ceia de Natal com os vossos, muita alegria e conforto, e uma ou outra prenda.



S.

6 comentários:

  1. Estás uma perfeita dona de casa,parabéns.
    Tenho muito orgulho em ti.
    Bjinhos e k o vosso 1º Natal seja inesquecível.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,
    Encontrei este blogue ao pesquisar "perder cartão do cidadão no estrangeiro". Parabéns pelo blogue, gostei muito!
    Estou a viver em Londres e o meu marido teve a infelicidade de perder todos os documentos, incluindo o passaporte e o cartão do cidadão. Na embaixada disseram-lhe que terá uma consulta daqui a 2 meses para tratar do cartão do cidadão!!! 2 MESES!!!
    Queria perguntar quanto tempo demoraste a receber o cartão de cidadão perdido de volta após o teres perdido.
    E a experiência na embaixada? Também tiveste que esperar meses até teres um novo cartão do cidadão?
    Se pudesses dar alguns detalhes ficava muito agradecida. Estamos completamente desanimados com isto tudo :-(

    ResponderEliminar
  3. Bom dia,

    Muito obrigada, é sempre bom ter novos leitores!
    Em relação ao cartão do cidadão, o meu namorado demorou cerca de 2/3 semanas desde que pediu até ir à consulta. Mas nós pedimos com urgência! Mas depois demorou apenas 5 dias úteis a recebê-lo em casa aqui em Londres (e isto na semana do Natal e Ano Novo, agora poderá demorar um pouquinho menos). Mas lá está, foi pedido com urgência o que quer dizer que pagámos 40 libras.

    A experiência da embaixada não foi completamente agradável, tínhamos hora marcada mas ainda assim demoraram 1hr até o chamarem, a simpatia não é das melhores mas não seria uma embaixada portuguesa se assim não fosse! :D Não tive problemas de maior no entanto.

    Espero ter ajudado, se precisar de mais detalhes é só perguntar :)

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pelo esclarecimento. Dizes que perdeste e tornaste a encontrar o passaporte. Lembras-te quanto tempo passou até recuperares o passaporte perdido? Estou a perguntar porque não sei por quanto tempo é razoável manter a esperança de que a carteira torne a aparecer e a vossa experiência poderá dar-me uma ideia.
    Mais uma vez, obrigada :)

    ResponderEliminar
  5. Nós fizemos queixa ao Lost and Found do Transport of London, foi feita online, no site tfl.gov.uk. Eles têm lá uma secção especial para essas queixas de documentos/carteiras perdidos nos autocarros, metros ou comboios de Londres. Após receberem a queixa eles investigam o caso e em 21 dias dão feedback, caso encontrem ou não respondem sempre.
    No nosso caso demoraram cerca de 3 semanas, e como foi encontrado o objeto em questão mandaram mail a informar que tinham encontrado, tinhamos só de telefonar para confirmar se era mesmo aquele. Depois fui eu levantar a carteira ao escritório dos Lost and Found deles, na Baker Street.
    Se já apresentaram queixa, eles irão responder dentro de 3 semanas. Aconselho a esperar esse tempo antes de cancelarem qualquer documento, uma vez que há grande probabilidade de aparecerem. Isto claro se não houver urgência e se não precisarem de viajar para fora do UK entretanto. Porque se cancelarem os documentos e depois aparecerem estão inutilizados e terão de fazer novos à mesma, o que é uma grande chatice...

    :)

    ResponderEliminar