domingo, 16 de janeiro de 2011

Surrealismo e Tudors

Ultimamente andava com a ideia metida na cabeça de que já tinha visto tudo o que há em Londres para ver, turisticamente falando. Dei voltas e voltas à cabeça e não conseguia arranjar um sítio que conhecesse onde ainda não tivesse ido. E isso estava-me a fazer muita confusão.

Os três dias passados com os meus primos em Londres foram de intensiva visita à cidade. Palmilhámos todos os sítios obrigatórios, entre eles alguns onde eu ainda não tinha estado, como a Torre de Londres, o Hyde Park, Kensington Gardens, St. James's Park e Piccadilly Circus. Ou melhor, onde ainda não tinha estado desta vez, já que na minha visita de estreia a Londres com os pais, em 2002, já tinha passado por esses sítios. Mas há coisas que só se vêem realmente com o state of mind certo :). A Torre de Londres é o melhor exemplo. Era de longe o sítio mais antecipado por mim na visita com os primos, uma vez que estou completamente imersa no mundo dos Tudors. A série que retrata os 6 casamentos de Henrique VIII, mais os livros de Philippa Gregory sobre o mesmo tema fizeram com que eu me deixasse fascinar pela Inglaterra quinhentista. Que melhor sítio para estar do que em Londres, vivendo a 20 min. de Hampton Court (palácio do dito rei) para me fascinar por essa época :D? Claro, a Torre é fulcral já que foi lá onde foram executadas duas das mulheres de Henrique VIII, mais um sem número de personagens históricas importantes, que ainda por cima aparecem na série. Tudo isto para dizer que desfrutei muito mais da minha 2ª visita à Torre, já que estava muito mais consciente da história e portanto mais atenta aos pormenores.Quando no início de janeiro, antes da ida a Portugal, fui a Hampton Court encerrei a lista de sítios antecipados que ainda me faltavam ver em Londres.

Esta semana, com a rotina normalizada e as aulas a começar, eu e a I. decidimos continuar os nossos passeios matinais de domingo. Não foi muito fácil ser inventivo, de maneira que nos voltámos para os museus grátis que abundam na cidade. Tate Modern. Er... A arte contemporânea é idiota. Por muito que me esforce por ser intelectual não consigo chegar a outra conclusão. Anyway, deu para as gargalhadas meio disfarçadas e para aprender alguma coisa: o surrealismo de Salvador Dalí vale sempre a pena. Tivemos a nossa primeira experiência de evacuação de emergência, já que o alarme começou a soar pelas galerias e fomos obrigadas a abandonar o edifício, juntamente com o resto dos visitantes. Pelas portas e escadas de emergência! Sempre quis passar por aquelas portas proibitivas. Mais uma experiência acumulada.

Com algum desapontamento nosso não foi nenhuma ameaça de bomba ou algo igualmente mítico, de forma que continuámos pela Millenium Bridge até à margem norte. Com a imponente St. Paul's Cathedral mesmo à minha frente enquanto atravessava a pé o rio e me deixava impressionar com a vista, ficou provado que Londres ainda me consegue surpreender. Sem esforço nenhum por parte da Sra. Cidade :).








S.   

2 comentários:

  1. "Er... A arte contemporânea é idiota."

    Lol, indeed.

    Olha, fiz um blog novo, se quiseres espreitar:
    http://leftandrightinthedark.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  2. considera-te adicionada :)

    ps - estou arrependida de ter feito este blog no blogger, o wordpres é tão melhor :/

    ResponderEliminar