segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Outra blasfémia, outra heresia, outro palavrão

Por falar em tradições de pastelaria que já não são o que eram (ou que começo a desconfiar que nunca chegaram a ser), num ano quase inteiro que vivi em Londres nunca comi scones. E isto é uma coisa que eu tenho muita vergonha em admitir. Não foi por esquecimento ou por recusa (eu gosto mesmo muito de scones) mas porque nunca os vi a serem servidos em cafés ou pastelarias.

Posto isto, não sei se um dos símbolos vendidos como o supra-sumo da Britishness é na verdade falso, ou se Londres tem pouco de British, ou se fui eu que andei de olhos fechados durante dez meses.

Em contrapartida, em Bruxelas já devo ter comido scones umas quatro ou cinco vezes. 

Não é só o clima que anda todo trocado, está visto.





S.

9 comentários:

  1. não tem a ver com scones, e só para dizer que na sexta à noite fui lá à estação do rossio e...muito fraquinho, uma desilusão. Pouquíssima gente e desconfio que metade eram apenas transeuntes curiosos. E a apresentadora (merche romero) sofrível...
    No "flash mob" ainda houve algumas pessoas a aderir à dança, mas a música era pouco conhecida e tinha uma coreografia um bocado complicada para quem não está habituado.
    Na segunda parte, que era um concerto, a pouca gente que estava começou a debandar.

    Mas claro, a chuva torrencial não ajudou, até porque o próprio chão da entrada da estação estava praticamente alagado. Não entendi porque não fizeram a coisa no andar de cima, lá fora há um alpendre gigantesco, muito maior do que o átrio de entrada, onde não entra chuva, e onde já várias vezes se fizeram outros concertos.

    ResponderEliminar
  2. Oh, que pena. Maldito tempo.

    A música (se é a mesma que estou a pensar) foi feita de propósito para a campanha do One Billion Rising por isso é normal que as pessoas não a conheçam. Mas achei a coreografia (novamente, se for a mesma que estou a pensar) bastante fácil de apanhar.

    Enfim, resta esperar que as pessoas continuem a aderir e que para o ano o inverno seja mais benevolente no dia 14 de fevereiro.

    ResponderEliminar
  3. Ah, não conhecia a origem da música. Mas talvez até tenhas razão e fosse fácil. Mas ali no átrio da estação não era muito fácil conseguir ver a pessoa estava a ensinar, aquilo tem colunas e o espaço para dançar era mínimo, nem sequer havia um palco elevado.
    Pode ser que para o ano seja melhor, sim :)

    ResponderEliminar
  4. um pormenor: quando ia a sair do metro, vi a Ana Gomes. Não sei se ia para lá, e não a vi lá, mas quero crer que sim

    ResponderEliminar
  5. Sim! Vi fotos do evento em que ela estava lá :)

    ResponderEliminar
  6. Eu realmente em Londres nunca comi, mas na Escócia, sim, tanto em Edimburgo como Aberdeen, como em casas de chá em quintas que estão espalhadas por todo o lado.
    Mas eu gosto mesmo é de crumpets... :)

    ResponderEliminar
  7. Fui googlar os crumpets. Parecem cruzamento entre scones e shortbread cookies? Devem ser deliciosos...

    Oh, casas de chá perdidas na Escócia, que maravilha! Aí deve haver scones com fartura e velhinhas de cabelo branco e dedo mindinho espetado a beber chá :)

    ResponderEliminar
  8. Os crumpets experimentei pela primeira vez em Munique, numa das casas de chá inglesas. São fofos, e deliciosos com lemon curd. Mas no UK até no supermercado se encontram, quando fores lá procura! :)

    Pois, as velhinhas sabem-na toda, essa é que é essa. :) E param a toda a hora para um chazinho, é o máximo. :)

    ResponderEliminar
  9. Na minha lista de coisas a fazer quando for a Londres!

    ResponderEliminar