quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Chá da Pérsia, Chá da Índia, Chá Chinês

A minha bebida preferida sempre foi o chá. Há cerca de 10 anos descobri que o chá tinha propriedades desintoxicantes e que chá verde era muito bom para combater a celulite (adolescência, meus amigos...) e decidi começar a bebê-lo religiosamente. No verão, quando se tornava desconfortável beber uma bebida tão quente, chegava a guardar o chá numa garrafa e pô-lo no frigorífico, para beber mais tarde. Resultou? Hmm, talvez um pouco. A frequência e a duração teriam de ter sido maiores para poder ter a certeza. No entanto, uma coisa é certa: um gosto enorme por chá desenvolveu-se.

Já provei de tudo um pouco, verde, vermelho, preto, branco, camomila, tília, cidreira, limão, eucalipto, carquejeira, barbas de milho, ananás (uma porcaria), etc, etc. O meu preferido é sem dúvida o vermelho, se bem que seja um pouco mais difícil de encontrar.

Claro que na minha vinda para cá havia a expetativa de encontrar novas e muitas variedades de chá. Afinal, esta é a terra onde o chá é uma grande tradição (iniciada por uma princesa portuguesa, não esquecer :) ). Uma das minhas primeiras memórias de cá envolve o D. à minha espera no aeroporto com um copo de chá pronto a ser ingerido :). Com leite, claro está.

Isto para dizer que uma das minhas primeiras preocupações quando comecei a abastecer a casa com comida foi escolher o chá ideal. Decidi-me pelo Earl Grey Twinings, talvez o mais normal e mais tradicional de cá. Para ser bebido com leite, que dá ao chá um sabor mais soft e reconforta melhor a barriga depois de bebido.

Isto não me impediu de experimentar outras variedades, não quando tenho a famosa loja da Twinnings a dois minutos da minha faculdade.



É uma loja adorável, antiga, com uma atmosfera muito British e com prateleiras e prateleiras de chás de todas as qualidades (menos vermelho, though :/ ).


E o melhor é que vende saquinhos de chá individuais, a 15p, ótimo para experimentar novos sabores sem corrermos o risco de gastar dinheiro numa caixa inteira que não vamos usar. Há uns meses trouxe 6 diferentes, e guardei as saquetas dos que mais gostei e eventuais candidatos a compra de uma caixa inteira.



No entanto, quando a caixa dos Earl Greys acabou, decidi-me por uma caixa de vários chás de camomila, também da Twinings, que encontrei no Asda. Boa decisão, já que me diverti imenso a ver uma das variedades a tornar a água roxa, e com o leite ficar uma cor lilás muito bonita, mas estranha numa bebida (o chá era bom mesmo assim).

Hoje a caminho da biblioteca decidi entrar na Twinings e dar uma vista de olhos. Encontrei (finalmente!) o chá que ando há anos à procura: jasmim. Esta obsessão pelo chá de jasmim vem de uma das memórias que tenho da escola primária. Numa aula que tivemos sobre Macau no 4º ano, a professora levou chá de jasmim para fazer na aula. Picuinhas na comida como eu era (sou?) entrei em pânico interno. Só pensava 'Chá? Bleurgh...' (nunca tinha provado). 'Não vou conseguir beber e todos vão gozar e a professora vai ficar triste comigo'. O meu enorme espanto quando provei e comecei a gostar. Parecia gelatina líquida quente! Tinha o aspecto de gelatina líquida... E era de jasmim.

De forma que hoje, quando me deparei com o Twinings Jasmin Earl Grey (Limited Edition) um sorriso enorme se espalhou pelo meu rosto e claro que tive de trazer uma caixa.

 

Sabe demasiado ao Earl Grey normal, o aroma de jasmim não é reconhecível no chá com leite. A desvantagem do chá com leite é exatamente essa: amacia o sabor do chá e portanto torna impercetíveis sabores que são apenas aromatizantes. Neste caso, o chá não é realmente de jasmim, é antes Earl Grey com sabor a jasmim, daí que seja preciso experimentar sem o leite. Meu erro.



Para a próxima terei de experimentar chás novos sem adicionar leite, para conseguir provar o verdadeiro sabor, tal como fiz com as 6 saquetas que comprei na primeira visita à Twinings.

Têm algum chá preferido? Com ou sem leite? :)



S.

2 comentários:

  1. Cidreira está no top ;)
    Mas...EXPETATIVAS (até apareceu sublinhado xD )

    ResponderEliminar
  2. Lol :P
    Opá, e Egi(p)to? Pior, como é que se escrever egípcio agora? Não pode ser egício né, o 'p' lê-se! :/

    ResponderEliminar