quinta-feira, 3 de maio de 2012

Ele há coisas... #9

Em Amesterdão, visitámos o Bairro Judeu. Em grande parte porque tínhamos visto assinalada no mapa uma Sinagoga Portuguesa e queríamos ver o que era aquilo. 



É uma Sinagoga que foi construída no século XVI por judeus que emigraram da Península Ibérica para Amesterdão, devido à simpática Inquisição e à ordem de expulsão dos judeus que D. Manuel I deu entretanto (tinha um professor na licenciatura que dizia que esse tinha sido o pior erro na História portuguesa, o que me intrigou bastante). Uma rápida pesquisa no site da Sinagoga revelou que os descendentes destes judeus ibéricos formaram a maior comunidade judaica da Holanda!

Mas a observação que venho partilhar é outra.

Mais abaixo, num parque do Bairro Judeu, encontrámos este monumento ao Holocausto:



Confesso que entrámos ali na esperança de haver um banquinho para nos sentar e que a lama que cobria os existentes quase me fez soltar num pranto (tínhamos mochilas às costas com uns 7kgs. E estávamos a andar há várias horas). E foi assim que descobrimos isto. "Olha, um monumento ao Holocausto!", disse eu. E depois pensei "Francamente, já partiram isto tudo, olha para aquele vidro, todo rachado, já não há respeito por nada, hooligans do caraças!..."



Só quando me decidi a ler a descrição que acompanhava o monumento é que percebi: era de propósito (sempre muito perspicaz, aqui a menina). A intenção era a seguinte: o Holocausto foi um crime tão terrível na História da Humanidade que parece impossível que o mundo continue como sempre o fez - o sol a levantar e a pôr-se todos os dias, os passarinhos a cantar, etc. Por isso, o artista quis fazer algo para furar esse equilíbrio. Dizia então que, ao colocar ali aquele vidro rachado, pelo menos um pedaço do céu não seria nunca mais refletido de forma inteira, de forma una. E eu achei isto de um simbolismo magnífico...



S.

3 comentários:

  1. Da Sinagoga Portuguesa em Amesterdão:
    http://www.youtube.com/watch?v=H4IF8OmLOMw

    ResponderEliminar
  2. Hmm, interessante. Além de centro religioso é também centro de cultura. (Tumbalalaika é um nome deveras engraçado)

    ResponderEliminar
  3. Engraçado, o meu pai tb acha que a expulsão dos judeus por D. Manuel I foi dos maiores erros na Historia portuguesa...

    ResponderEliminar