quarta-feira, 4 de julho de 2012

Bélgica é um país tropical

... e eu não sabia. 

Mas após quatro meses, tenho a certeza. Tomai hoje como exemplo: 25-26 graus durante o dia, céu limpo, muito calor (que aqui acima dos 22 já é quente e passado os 25 já se respira com dificuldade devido ao clima húmido); há dez minutos, começou a chover torrencialmente. E agora faz de conta que não foi nada.

Aqui chove todos os dias. E se falha um ou dois, chove a dobrar no próximo, como foi agora o caso. Não interessa que o céu esteja azul todo o dia; daí a dez minutos pode começar a desabar como se não houvesse amanhã. O chapéu de chuva não me sai da mala desde que cheguei. A única vez que saímos de casa sem chapéu - lá está, novatos nestas andanças, vimos o céu azul e, confiantes que era junho, saímos de mãos a abanar, que era só uma horita - apanhámos a maior molha da vida.

Antes de virmos para cá, tinha observado um gráfico meteorológico com as temperaturas médias e precipitação ao longo do ano e qual não foi o meu espanto quando vi que julho e agosto eram precisamente os meses onde chovia mais... Cada vez fico menos surpreendida.

A temperatura média durante o dia ronda os 20º. Há semanas que desisti de consultar a meteorologia porque é sempre a mesma coisa: uma lista com os próximos dias em que aparece 16º-21º; 15º-20º; 14º-21º; e previsão que inclui todas as possibilidades climatéricas (sol, céu nublado, possibilidade de chuva, possibilidade de trovoada). E o certo é que normalmente cada dia inclui todas essas possibilidades. Amanhã não é exceção:



Mas está calor. Dá para andar de manga curta e pernas ao léu. Mais uma vez se comprova a minha teoria de que as temperaturas não são algo absoluto: 27 graus aqui em Bruxelas mal se consegue respirar porque a cidade se transforma numa gigantesca sauna, enquanto em Portugal 27 graus não é nada de especial.



S.

4 comentários:

  1. Em Antuérpia passa-se o mesmo... Num só dia temos direito a todas as estações do ano :)

    ResponderEliminar
  2. Para planear roupa é do pior. Já vi chover torrencialmente e mulheres de sandálias com os pés encharcados, mas sem culpa nenhuma porque há apenas 10 minutos fazia sentido usar sandálias!

    ResponderEliminar
  3. Confere! Mas depois também há aquelas que usam vestidinhos e saias de Verão com botas... É todo um novo conceito de moda por estas bandas ;)

    ResponderEliminar
  4. Bruxelas é conhecida por no mesmo dia fazer o tempo das quatro estações :)

    ResponderEliminar