domingo, 21 de abril de 2013

Aniversário com jet-lag (ou "preocupações primeiro-mundistas")

Desde que amigos e família se tornaram emigrantes, incluindo nós próprios, que há uma dúvida que não consigo resolver de uma vez por todas: a que horas se pode dizer "Parabéns!" a alguém que faça anos? À meia-noite de onde nos encontramos ou à meia-noite do sítio onde essa pessoa nasceu? E se já estivermos no sítio há mais de um ano (não sei por que é que esta ressalva importa, mas sinto que importa)?

Por exemplo, se uma pessoa se mudar para outro país e aí viver mais de 30 ou 40 anos, tem que estar sempre à espera que seja meia-noite em Portugal ou pode considerar ter entrado no seu dia de anos assim que soarem as doze badaladas no sítio onde vive? Aqui onde estamos é só mais uma hora que se tem que esperar mas noutros sítios é mais.

E nos casos em que é menos? Tipo, um português a viver nos EUA ou no Brasil, chega a meio da tarde da véspera e já pode considerar que tem mais um ano nisto da contagem dos aniversários. Parece-me esquisito. 

Outro exemplo: tenho um primo a viver do outro lado do mundo. Dou-lhe os parabéns à hora de lá, à hora daqui ou à hora de Portugal, sítio onde nasceu?

Isto parece insignificante mas daria jeito estar esclarecido naqueles momentos em que queremos saber se ainda vamos a tempo de desejar parabéns e um dia feliz ou se já temos que acrescentar o "atrasados". Ou quando queremos saber a que horas podemos mesmo começar os festejos planeados.




A sério, acho que estou mais entusiasmada para o aniversário do D. do que para o meu.



S.

2 comentários:

  1. bem, eu diria q o horário onde a pessoa está, mas na prática como acabo sempre por ou me esquecer ou dâ-los vários dias depois, no fundo evito esta questão! o "parabéns atrasados" é anti -fusos horários!

    ResponderEliminar
  2. Já nos decidimos que é pelo sítio onde estamos. Para ser rigoroso mesmo, o certo seria só festejar mesmo à hora que se nasce portanto é melhor esquecer quaisquer outras precisões.

    ResponderEliminar