quinta-feira, 25 de abril de 2013

Media, é assim mesmo #4


Eu bem digo que é nos filmes em que menos espero que encontro pérolas do anti-cliché-da-representação-feminina. Neste caso, não foi nenhuma personagem em especial que me despertou a atenção nem o próprio enredo. O London Boulevard é apenas mais um filme de gangsters. O facto de ser passado em Londres foi decisivo para a sua escolha mas isso agora não é para aqui chamado.

O filme tem mais uma daquelas cenas de 15 ou 20 minutos que pela bofetada à máquina hollywoodesca - e aos media em geral - faz com que mereça um lugar aqui. Cá vai ela:











Pronto, é isto. As 3 personagens-tipo femininas que eu mencionei há vários posts atrás. É a neurótica para contrastar com o homem que só quer é levar uma vida normal, a sedutora e a virgem que servem apenas de pretextos para as torpelias masculinas, e a mãe que representa a figura omnipresente na vida da personagem masculina. Todas, no fundo, não passam de bengalas ao ator principal. Daí que incluírem uma personagem de um filme a constatar isto seja mesmo muito bom. Gosto muito quando Hollywood morde a própria cauda. 

E o Colin Farrell anda a levar muitas lições de representação das mulheres nos filmes, haha!



S.

3 comentários:

  1. isto nos meda, os homens nunca são representados em estereótipo? é só as mulheres? e se forem ambos, há estatísticas de que percentagem de cada um é que sofre isso?

    ResponderEliminar
  2. O estereótipo não é só feminino, não. Mencionei precisamente isso a propósito dos anúncios de produtos de limpeza em que os homens são representados como tolinhos. Assim de repente lembro-me bem do estereótipo do gordo, que é sempre o engraçadinho, o que se esforça muito e por isso mete piada. Mas este consegue muitas vezes ser personagem principal nos filmes (e várias vezes consegue a miúda no fim), enquanto personagens femininas raramente são centrais, sendo quase sempre personagens-bengala, apenas ali para evidenciar o ator principal.

    ResponderEliminar
  3. Quanto aos estudos,não conheço nenhum em particular porque nunca estudei esta área academicamente, mas uma pesquisa rápida no Google deve esclarecer.

    ResponderEliminar