quinta-feira, 21 de julho de 2011

Sobre o tempo

Prometi a mim mesma - e a terceiros - que não ía ser daqueles emigrantezecos que quando voltam a Portugal passam a vida a dizer 'na/no xxxxx é que era!...', 'isto realmente só em Portugal' com olhar e tom de voz de desprezo. Ou daqueles que vêm passar férias e falam entre si em francês, para fazer questão que não pertencem e quiçá que alguma vez pertenceram. Amo Londres e o UK em geral, as saudades começam a aparecer (onde é que estiveram escondidas?...) e às vezes dá-me uma vontade louca de voltar, mas jamais farei comparações despropositadas entre lá e cá, 'ai, porque os portugueses são assim', 'ai, porque lá é que era bom', 'ai, que este pais é uma miséria', e ronhonhó. Não são melhores sociedades nem piores, são diferentes. Os sítios, idem.

Agora, numa coisa não me posso conter.

Que m**** de tempo é esta?

A sério.

Eu sei que referi várias vezes que não funcionava acima dos 30º, que odiava o calor e suar que nem uma porca. Só que entretanto, descobri que a temperatura não se mede apenas na escala de graus. 20 graus num sítio podem ser muito diferentes de 20 graus noutro.

De que estou eu a falar? Humidade. Humidade e vento. Vivendo na Região Oeste toda a minha vida, a cinco quilómetros do mar, nunca me tinha apercebido. Até que experimentei com alegria 20º em Londres.

Dei voltas e voltas à cabeça a tentar explicar porque é que com 20 graus aqui tirito de frio e em Londres ando de manga curta. Porque é que 5 graus em Londres era um alívio, de se andar bem na rua até, e 5 graus aqui é vaga de frio. Pensei, será da relativização? Da preparação psicológica? É que depois de temperaturas negativas, 5 graus calham mesmo bem.

Depois pensei, será do isolamento das casas? Quando vim a Portugal em janeiro, com uns confortáveis 14 graus de média, passei mais frio do que com 6 - 8 graus lá. O isolamento das casas tem muito que se lhe diga e é um factor. Mas não explica o frio que aqui se entranha nos ossos, que nem múltiplas camisolas conseguem manter afastado.

Cheguei finalmente à conclusão que é da humidade, coisa que muito dificilmente se nota mas que uma vez notada, se torna omnipresente.

E que dizer do vento? O vento é uma constante aqui. Junte-se vento à humidade, e os 25 graus que marca o termómetro tornam-se insignificantes.

Tempo extremo ou mesmo instável é coisa que Londres não conhece. Refraseando: tempo que eu não conheci em Londres. Chegou a meter impressão. Tempo nublado, cinzento, de vez em quando o sol lá dava uma espreitadela, frio durante meses, frio como nunca tinha experimentado, mas um tempo certinho. Sem trovoadas, sem ventanias, sem chuvas torrenciais. A temperatura que o termómetro marcava correspondendo impecavelmente ao tempo que se fazia sentir. O frio, esse, dava para manter afastado com múltiplas camisolas, pares de leggings, gorros, luvas. (Nunca vou esquecer o dia em que suei com 0 graus devido a ter roupa a mais. Mas, lá está, mais vale prevenir...) Um dia fez 24 graus, meu deus! Só me apetecia era estar debaixo do chuveiro.

Ora cá, cá não consigo funcionar como deve ser abaixo dos 25 graus. Raio de pessoa que sou! Insatisfação permanente e perpétua. E se não estiverem 30 graus, não serve para praia.

Conclusão? Comparações melhor/pior dão mau resultado. O tempo cá é pior que o de lá? Não. É diferente. Temperaturas bem mais elevadas mas tempo mais instável. Portanto inclassificável numa escala de mau ------ bom. Idem para os povos, idem para as sociedades, idem para as culturas.






S.

2 comentários:

  1. lol eu quando estou em santa cruz tambem tenho sempre frio, nao consigo estudar lá fora, embora tenha espaço e mesas que sobrem... se for para fora nao consigo estar de calções e sem casaco é impensável. aqui em lisboa nunca tenho o mesmo frio do que aí, acho que tem muito a ver com o vento... é raro o dia que estou em santa cruz e nao esteja um vento diabolico.. até pode estar sol mas é impossivel sentir o seu calor com o vento frio a soprar-nos nos ossos!

    ResponderEliminar
  2. ainda bem que não sou a única a pensar assim! mesmo nestes últimos dias de vento, em Lisboa é bem mais suportável do que na zona Oeste. só tenho uma coisa a dizer: maldito mar.

    ResponderEliminar