quinta-feira, 12 de maio de 2011

My new favourite place in London



Muito nerd da minha parte, mas sim. Neste momento a biblioteca da London School of Economics é o meu lugar preferido de Londres. Ainda bem, já que é o sítio onde ultimamente passo mais tempo.

Quase tenho vergonha de abandonar a minha linda, imponente, poeirenta e séria Maughan Library (a da King's) mas a verdade é que em termos de igualdade de género é muito escassa. Daí que tive de mudar de posto de estudo para a biblioteca da LSE. Além de ser a biblioteca dessa universidade, é também a biblioteca britânica de economia e ciências sociais, daí que seja obrigada a ter todos os livros da especialidade, incluindo os de género.

Maughan Library

Curiosamente fica mais perto da minha universidade do que a Maughan, a biblioteca associada à King's College. Como não sou estudante da LSE, o meu visitor's card só me permite a entrada na biblioteca e não a requisição de livros. Isto explica as horas que tenho passado a tirar apontamentos de tudo o que é livro de igualdade de género na UE, numa corrida contra o tempo, antes de me ir embora para Portugal.

O que me encanta nesta biblioteca é, para além do seu design futurista e tão diferente do que estou habituada a associar a uma biblioteca, o facto de ser o primeiro verdadeiro centro de estudo em massa que frequento. Filas e filas de secretárias e computadores como nunca vi, incontáveis estantes de livros, banquinhos para quando as secretárias estão cheias (ou seja, sempre), pufes, fotocopiadoras, impressoras, tudo, tudo pensado para o estudo. 



O meu entusiasmo por esta biblioteca provavelmente deve-se muito ao facto da biblioteca da FCSH ter sido extremamente desapontante... Ou é apenas porque amo bibliotecas no geral. O que é certo é que os meus últimos dias em Londres têm sido muito felizes, ainda que de uma maneira talvez pouco usual. A minha alegria  e extrema vontade em relação ao tema da minha dissertação tem aumentado de dia para dia e assim é cheia de contentamento que passo horas em semi-transe a ler sobre femocrats, feminists, reconciliation of work and family life, e que me imerso em directivas e recomendações europeias sobre licença de maternidade, igualdade de salário, etc etc etc.


A curiosidade que mais me fascina: tanto a biblioteca da LSE como a da King's estão abertas 24 horas por dia! Impressionante, ainda que pela parte que me toca não seja especialmente útil. Não deixa de ser entusiasmante, para uma nerd como eu, que haja essa possibilidade em aberto! Se algum dia tiver insónias, já sei o que fazer. :D  

2 comentários:

  1. lol biblioteca da fcsh.
    quando voltas para cá? acabei por nunca te cobrar a estadia em londres lol

    ResponderEliminar
  2. Volto no final do mês. Pois, agora só em Viena haha :D

    ResponderEliminar