quarta-feira, 20 de março de 2013

Sexismo onde menos se espera

Entretanto, numa Boots algures em Edimburgo:



Manwasher.

Esta espécie de esfregão cinzento é nada mais nada menos que uma esponja especialmente desenhada e construída para homens. É uma esponja? Não, não, é um "manwasher".

What the fuck, pergunto eu. Quem foi a cabeça brilhante que achou que havia qualquer coisa de errado com uma esponja normal para que esta pudesse ser usada por homens? Mas porquê a diferenciação forçada? O que tem uma esponja de tão feminino que tenha havido alguém que se tenha lembrado que o que fazia falta era adaptar um esfregão ao banho, para os homens se sentirem mais confortáveis a lavar a pele.

Estou a imaginar o slogan: "Manwasher. Because using a sponge is too girly." É só a porcaria de uma esponja! Usa-se para esfregar a pele, algo comum a todos os seres humanos, tenham eles pipi ou pilinha.

De reparar na cor que foi escolhida, o cinzento, uma cor muito máscula, e naquela pega de plástico, para tornar todo o objeto o mais parecido possível com uma ferramenta de construção - isso sim, de homem - e o menos possível com uma esponja, essas coisas fofinhas usadas pelas gajas com todas as suas mariquices de beleza, tipo lavar a pele como deve ser, e o caraças.

A minha questão é: será que este objeto apareceu porque foi descoberto um nicho de mercado, ou seja, há homens que realmente têm vergonha de usar uma esponja porque esponjas são coisas de gaja, ou será que o produto surgiu e criou ele próprio uma necessidade que não existia? Se calhar depois de verem este manwasher num supermercado, há homens que passaram a ter vergonha de usar uma esponja normal, porque claramente são femininas e não sabiam, porque, oh, aqui está a prova*.

O mundo do marketing e da publicidade é um poço de inspiração para a luta feminista e eu só agora me apercebi.



S.

* No fundo esta é a questão de base do feminismo: saber o que são as diferenças intrínsecas e as que são construídas por influências externas. 

7 comentários:

  1. bem, já experimentei as escovas (ou "froufous" como lhe chamava um colega decasa) e nunca me orientei com aquilo, demasiado "fofinhas" e moles e não conseguia chegar decentemente às costas.

    A pega parece-me uma óptima adição e capaz de me fazer olhar para isso outra vez. Não faço a mínima se existe uma razão fisiológica para isso, embora as mulheres tenham mais flexibilidade no geral?, e se até agora têm conseguido usar aqueas escovas para limpar as costas sem stress, acho q isso prova algo! ;-)

    A cor, enfim, é igual ao litro, embora se fosse rosa ou "amarelinho" provavelmente eu nem olhava para ela com atenção no supermercado. Já estamos "condicionados" que os produtos direccionados para mulher têm essas cores e os produtos direccionados para homem têm as outras cores mais sombrias.

    Aí nitidamente é uma questão de marketing, mas também é uma certa questão de "havendo produtos que são ou para mulher ou para homem", por questãos biológicas (e mais tarde de clientela), usar cores para os separar à partida parece-me lógico. Se tudo fosse com cores "unisexo" eu perdia ainda mais tempo nos corredores infinitos do Continente/lojas-de-roupa a olhar para produtos que não me serviam de nada ou eram desajustados às minhas proporções e medidas físicas.

    ResponderEliminar
  2. A minha questão é: uma esponja serve para a mesma coisa, tanto para homens como para mulheres: esfregar a pele. Para quê uma especial intitulada "manwasher" só para homens? É que ainda por cima o material que esfrega a pele é o mesmo das esponjas normais e fofas, portanto trata-se claramente não de uma necessidade fisiológica diferente mas sim de maquilhar um produto tentando fazê-lo parecer inovador, quando é exatamente o mesmo que uma esponja normal, mas com retoques para o tentar masculinizar. Estão a criar uma diferenciação forçada.

    ResponderEliminar
  3. hey hey, a pega! não te esqueças da pega! faz toda a diferença! ;)

    ResponderEliminar
  4. Ja' viste a "bic for her"? no site da amazon esta' cheio de comentarios geniais. :)

    http://www.amazon.co.uk/BIC-For-Her-Medium-Ballpoint/dp/B004FTGJUW/ref=sr_1_3?ie=UTF8&qid=1370288081&sr=8-3&keywords=bic+for+her

    ResponderEliminar
  5. Oh meu deus: "Designed to fit comfortably in a womans hand". Porque a mão da mulher é tão diferente da mão do homem. Não é só masculinizar coisas, às vezes também é preciso feminizá-las. Muito bom.

    (e já chorei a rir com as reviews)

    ResponderEliminar
  6. Quem inventou isso devia tomar banho com um esfregão de palha de aço.

    ResponderEliminar
  7. É exatamente isso que faz lembrar. E sim, tomar banho com esfregão de palha de aço é que é de homem, não é essas porcarias fofinhas chamadas "esponjas".

    ResponderEliminar