quarta-feira, 16 de março de 2011

6 meses

Entretanto passei a marca dos 6 meses em Londres e não me dei conta.

O humor não tem sido dos melhores. A duas semanas do fim das aulas a ansiedade sobre o meu futuro aperta. Porque fica tudo em aberto. E porque o facto de não ter emprego irá tornar-se insustentável para mim nessa altura. Tenho horror à inação, à inutilidade, ao vazio. Porque já os experimentei e são o pior estado mental possível. Anseio a sentir-me prestável, a ver o meu trabalho reconhecido, a pôr em prática o potencial que sei possuir. E quero ganhar dinheiro. Não vou ser hipócrita e negá-lo. A lista dos e-mails enviados cresce sem correlação positiva com o número de convites para entrevista. Alguns dirão: 'Bem-vinda ao mundo dos crescidos, Sara.' E têm eles razão. 

Depois vem este pânico irracional de voltar para Portugal. Acelera-me o coração, deixa-me sem ar pensar em voltar à minha vida anterior e a tudo como era antes, como se nunca tivesse vivido noutro sítio, como se nunca tivesse explorado e amado esta cidade, como se ela não me tivesse enriquecido tanto, como se não tivesse sido FELIZ aqui. Voltar e continuar tudo na mesma. E de vez em quando ouvir 'Londres' no telejornal e o ar prender-se nos pulmões, fazer o caminho habitual até Lisboa de carro (seria inevitável) e pensar 'Eu vivi a pouco mais de 30 min de tudo o que alguma vez precisei para ter uma vida completa e nunca precisei de andar de carro'. 

Vida completa. Hmm. É aqui que o pânico degenera em dúvida. 'Vida completa é para ti viver em Londres?'. Não. Vida completa é viver em Londres com o D.. Este complemento circunstancial de companhia faz toda a diferença. É o estar em casa e saber que esperamos alguém. É o preparar o jantar e ter em conta um gosto alheio. É rir às gargalhadas com outra pessoa durante o The Office. É o ouvir outra pessoa respirar durante a noite. É o poder dizer espontaneamente 'Então!!' (não há tradução possível para inglês). É entrar em pânico por as castanhas estarem a acabar no supermercado mesmo quando não gostamos de castanhas. É o lavar meias, boxers e chuteiras. É o ficar trancada em casa porque a outra metade se esqueceu e levou as duas chaves. É o ter 2 roupões, 2 toalhas de banho, 2 escovas de dentes e 2 tipos de desodorizante diferentes na casa de banho. É ter uma caixa de correio com 2 nomes.

Se um dia tiver de escolher entre Portugal com D. e Londres sem D. ... Espero não ter de escolher. Seria pânico qualquer que fosse a escolha. Por isso dou graças por não ter tido que escolher (se não dou devia dar. Todos os dias). O espírito de emigrante manifestou-se com igual intensidade nas duas partes, e uma delas largou tudo para que a outra pudesse concretizar um sonho. Dou graças por o cupido ter acertado em alguém com a mesma ânsia de descobrir, experimentar e sonhar que eu. E por permitir que os dois pilares nos quais assenta a minha felicidade e estabilidade possam ser construídos à mesma medida.

Um dia escrevo sobre a família. Alargada. Porque nunca pensei (e eu penso demais) que fosse tão pouco difícil estar longe fisicamente das pessoas que conheço desde sempre. Mas hoje fico-me por aqui.






S.        

8 comentários:

  1. Sara como é que é ,não te tenho como uma pessoa derrotista e já falamos muito sobre isto e nunca te disse que a vida de adulto é fácil.Mas, é com as dificuldades que enfrentamos ao longo da vida que acabamos por criar as defesas necessárias para as mesmas.Para mim sempre foste uma pessoa lutadora e não é agora que vais desistir.Eu sei que vais conseguir é preciso é ter pensamento positivo e quando menos esperares as coisas acontecem.

    Bjos. e sabes que podes contar sempre comigo.

    ResponderEliminar
  2. Não podia deixar de comentar :P
    Não desesperes, mais cedo ou mais tarde acho que nos é dada uma "oportunidade", pode tardar,sim...mas acho, ou quero achar que ela existe!
    Revejo-me no texto, a ansiedade, o aperto no coração quando penso que não há nada pa fazer, que não existem mails na caixa de entrada que acendam a luzinha no fundinho do tunel...é frustrante, claro que sim! Mas isso são os dias maus.
    Há os outros, que acreditamos, que sabemos até que a oportunidade vai existir e que pode estar mesmo ao virar da esquina... e pode ser o dia ou não!
    Até lá, vou ouvindo as senhoras do Gouça, que preferem o Tony Carreira, mas eles levaram lá foi o Mikael mas ele prefere o pai...enfim!
    A oportunidade existe, não desesperes, há smp qq coisinha...nem que um dia pegues em duas ou três pessoas e se tornem em jovens empreendedores ;)
    Antes que comece a divagar - que já aconteceu - beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. :) obrigada pelas palavras encorajadoras!

    Há sempre dias maus em que começamos a desesperar, daí a necessidade de pôr esse aperto do coração por palavras. Sou uma pessoa com alguma tendência para dramatizar, mas há dias em que penso 'Tenho o vida pela frente, o mundo aberto para mim e as escolhas que fizer serão minhas'. :)
    E às vezes a vida leva-nos por um caminho diferente do original pensado, ou mesmo acabamos por ir ter ao sítio pretendido mas por outra via.
    Também penso 'Há pessoas desempregadas que precisam MESMO de um emprego, eu graças a deus ainda não estou nessa situação'. Por isso há que relativizar as coisas e pensar positivo.

    Obrigada again pelo comentário, anima sempre o dia encontrar um textinho de uma amiga na caixa de entrada! x)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Primeca tenho a dizer que me caiu uma lágrima ao ler este texto..já pensaste em escrever um livro? tens o dom da Palavra!! Acho que devias parar de ler por uns tempos e começar a escrever...Sobre o quê? Depressa te ocorrerá algo que nos prenda às páginas! A mim pelo menos não tenho qq dúvida :)

    Beijoca com saudades

    ResponderEliminar
  5. Primeca,

    Muito obrigada pelo elogio, é muito bom saber que o que escrevemos toca as pessoas.:)
    Mas receio não ter habilidade para escrever um livro... Imaginação é uma coisa muito escassa em mim, não seria capaz de inventar uma história, personagens e locais e essas coisas todas que pertencem a um livro. O blog é bem mais fácil porque está relacionado com experiências minhas.

    Obrigada pelo voto de confiança na mesma :)

    Beijinhos grandes!

    ResponderEliminar
  6. Ah...
    Só hoje é que li o comentário seguinte ;) há mesmo alguma coisa para nós...
    Mas agora outra coisa, já que estás de férias, podias ler a Trilogia das Joias Negras, não sei se já leste, secalhar já, é da Anne Bishop... tipo Marion Zimmer Bradley, mas com muito mais coisas a acontecer e com a riqueza de personagens do Harry Potter... é porque li há pouco tempo e fiquei viciadissima! Fantástico...
    Quanto a escreveres um livro, hoje em dia já não é assim tão dificil, até já podes pedir que fabriquem 1 unico livro, ou uns quantos pa familia... e um blog pode facilmente tornar-se um livro ;) é o caso do Charroque da Prrrofundurrra... não sei bem se é assim, mas era uma coisas que um senhor de Setubal escrevia lá á moda da sua terra, fez uma edição só para vender na loja dele, e agora uma editora já o espalhou, mais ou menos!
    Por isso... quem sabe :) Papel e pena já tens, pc confirma, blog tambem... é uma coisa a considerar ;)
    Beijinhos e uma páscoa feliz!

    ResponderEliminar
  7. Fui à procura dessa trilogia na amazon (a minha biblioteca virtual :D) e gostei do que vi! Já tá adicionada à minha lista dos to-read do goodreads. Por falar em goodreads, tens conta lá? Não sei se conheces, é uma rede social tipo facebook mas em relação a livros. É muito fixe, dá para ter listas com os que já lemos, os que estamos a pensar ler, por temas, etc. E dá para dar estrelas e críticas aos livros já lidos, o que é sempre bom para pessoas que estejam a pensar ler aquele livro decidirem se vale a pena ou não. Aconselho vivamente!

    Uma boa Páscoa, Ana **

    ResponderEliminar
  8. Por acaso não tenho, sempre pensei que fosse um site só de compra e venda, de tudo e mais alguma coisa... (mas coisas sérias, nada de pastilhas elásticas do Brad Pitt) mas parece que vou ter de me atualizar e tratar da minha lista de livrinhos, que não é assim tanta. Tirando os da Anne Bishop q já lá vão uns 5 (uuuhh).
    O que também já fiz, por conselho de uma colega minha, é deixar os livros no metro, ela compra-os e nunca os guarda, então já juntei um ou dois dos meus que provavelmente não voltarei a ler e aó vão eles de viagem!
    Divagando a parte...
    Uma Páscoa muito feliz e boa sorte com a azáfama do casório!!! ;)

    ResponderEliminar