terça-feira, 30 de novembro de 2010

I'm dreaming of a white Christmas

A minha experiência climática está completa. :)

Tem nevado toda a manhã. A BBC dava light snow para todo o dia de hoje - tão light na realidade que chega ao chão e derrete. Mas que importa, testemunhei neve, sou uma mulher realizada! Neve prevista para o dia todo, desta vez alguma tinha de cair.

Saí de casa munida do meu chapéu-de-chuva e do meu gigante sorriso pronta a enfrentar a água congelada que caía dos céus. Mal desci as escadas exteriores apercebi-me logo que o chapéu-de-chuva (e a palavra- chave aqui é chuva) não servia de muito contra a neve. Os flocos são tão pequeninos e leves que flutuam pelo ar até cair e agarram-se a tudo o que é tecido e pele (se ainda houver alguma descoberta...). Nunca tinha pensado nesse pormenor. No meu imaginário neve caía como chuva, em linha recta até ao chão, às vezes na diagonal mas fácil de enfrentar com um chapéu. Nop, parece que é leve demais para tal.

Ia no metro e um mantra repetia-se dentro da minha cabeça "Está a nevar, estáanevar, ESTÁANEVAR!!!". Apercebi-me que a neve parece mesmo pedacinhos de algodão a cair. O que, tenho de admitir, não é a mais original das comparações, mas foi a única que me ocorreu.

Tenho a dizer, no entanto, que neve não é sinónimo de mais frio. Não está hoje mais frio do que ontem, pelo contrário. De maneira que tenho que reduzir um bocadinho as camisolas extra que visto, já que hoje senti calor. Leram bem, calor, enquanto andava pela rua. Em vez de 5 camadas de roupa, talvez 4 cheguem?...

Claro que tive que partilhar que nunca tinha presenciado neve antes. A minha colega G. que me acompanhou até à biblioteca foi o alvo mais à mão. "Tenho a dizer que hoje é a primeira vez que vejo neve!". Como se ela não soubesse, coitada, levou a semana anterior toda com o meu entusiasmo perante a perspectiva que ia nevar... Pelo caminho ia fazendo malabarismos com o chapéu de chuva a tentar aparar a neve que cai umas vezes pela esquerda, outras pela direita, outras parece que vem por baixo do chapéu (!), quando a G. recusa que eu tente aparar a neve em direcção a ela. "Guarda o chapéu para ti, eu já vi neve, sei me defender!" Hahaha, gosto desta rapariga! :D







S.

2 comentários:

  1. Que giro, e que inveja! :)

    Uma vez nevou aqui no Seixal. Foi a primeira vez em 25 anos acho, e só durou uns poucos minutos. Nada de mais, e nada comparado com o que se vê nessa foto. Inveja!! :P

    ResponderEliminar
  2. Isto não é nada :P!
    Hoje é que estava tudo branquinho, nesse dia nevou mas a neve derretia depressa e não chegava a acumular.

    Em Mafra só me lembro de cair granizo, às vezes era tanto que acumulava na relva e ficava branquinho mas nada de especial. O que sempre achei injusto, já que às vezes fazia mesmo muito frio; devíamos ter neve para recompensar :D

    ResponderEliminar