Há uma passagem num dos filmes dos Monty Python - The Life of Brian - em que uns judeus da Galileia se tentam rebelar contra os romanos.
Para instigar a revolta, o líder pergunta retoricamente o que é que os romanos alguma vez haviam feito pela gente da Galileia. Alguém, muito timidamente, levanta o bracito e diz: "O aqueduto". Aos poucos, começam a surgir mais sugestões: "Podemos andar nas ruas à noite em segurança", "O vinho", "As boas estradas", etc. E o instigador da rebelião começar a ficar cada vez mais irritado: "Sim, mas para além disso tudo, o que é que os romanos alguma vez fizeram por nós?"
A minha amiga e colega E. mostrou-me uma adaptação desta cena que alguém fez para responder aos eurocéticos britânicos e cujo mote é "O que é que a UE alguma vez fez por nós?". No fundo para explicar para que é que a União Europeia serve.
Achei que merecia a pena ser partilhado.
Obrigada, E.! :)
S.
P.S. Foi a primeira vez que escrevi a palavra "eurocéticos". Ainda que seja a favor do novo Acordo Ortográfico e escreva de acordo com ele há mais de um ano, tenho de admitir que pareceu demasiado esquisita sem o "p"...
Muito bom!
ResponderEliminarEu sou UKcético. :)